Coluna Rock Play por Eduardo Lima ROCK E RÁDIO: UMA UNIÃO PERFEITA !
13/08/2020 11:41 em Coluna ROCK PLAY

ROCK E RÁDIO: UMA UNIÃO PERFEITA

O Rock é, talvez, o estilo musical mais importante do século XX. Sua dimensão como cultura de massa ultrapassa os limites do que se viu por todo esse século e resplandece em momentos únicos. Desde a década de 1950, o Rock simboliza rebeldia, crítica, massificação, fanatismo, obscurantismo, sucesso, dinheiro e muitas qualidades culturais que são difíceis de serem “catalogadas” numa singela coluna como esta.

E por ter a oportunidade de realizar programas na Rádio Container Pub Stop que tocam Rock, nada melhor do que vangloriar aquela que pode ser uma das maiores uniões da música junto da comunicação.

O Rock surgiu como mescla da cultura branca e negra nos Estados Unidos onde o preconceito contra o negro é parte sólida da história dos norte-americanos. Mas o rádio também aparece como sinalizador deste movimento musical catalisando-o como novo movimento de massa.

Mas além da Inglaterra, outra nação que também proporcionou a explosão do Rock (principalmente na década de 1960!), o Rock se disseminou pelo mundo afora pelas décadas posteriores e foi construindo novos Rocks com características próprias. Itália, Alemanha, México, Canada, Argentina e o Brasil, como muitos outros, tiveram e têm uma rica história musical dentro do Rock e, óbvio, com uma disseminação ostentosa com rádios especializadas ou não. E a Rádio Container Pub Stop nada mais é do que uma continuação dessa rica história que é a união do Rock e do Rádio. 

A magia do rádio é insuperável! Há na televisão e na internet dois meios de comunicação extremamente ágeis, “melhores” e mais modernos que o rádio. Mas a radiodifusão nunca deixará de ser “o meio de comunicação” por excelência. É possível ouvir rádio no trabalho, em casa, no carro e em outros vários lugares diferentes; e a TV e a internet não possuem essa comodidade tão ampla assim.

E com a mescla do Rádio com o Rock, há uma comunicação própria, intensa e regrada pela sensação de crítica social e filosófica que apenas estes dois juntos conseguem. Há no Rádio uma forma particular de se expandir e com o Rock se perpetua o ser humano como tal: observador, apaixonado, cheio de erros e acertos e, claro, em estado bruto.

Anunciando uma música dos Rolling Stones, do Iron Maiden ou do Nirvana, ou mesmo uma música de uma banda underground “menor”, a Rádio Container Pub Stop apenas repete a velha fórmula de se fazer rádio com simplicidade, amor e conhecimento ao som de riffs cortantes e batidas certeiras!

Se você é diferente, faça a diferença! Viva o Rádio! Viva o Rock! Viva a Rádio Container Pub Stop!

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!