Coluna Rock Play por Eduardo Lima (Ouça tudo e ouça Beatles em excesso)
08/08/2020 18:13 em Coluna ROCK PLAY

OUÇA TUDO (E OUÇA BEATLES EM EXCESSO)

                                                  

Nesta semana, dois álbuns dos Beatles comemoraram datas de aniversário de lançamento. No dia 6 de agosto de 1965, o álbum Help foi lançado. Dia 5 de agosto 1966, Revolver foi lançado. São dois álbuns revolucionários na história do Rock e, claro, na própria história dos Beatles.

Geralmente, há uma divisão clara na vida musical da maior banda de Rock de todos os tempos. De 1963 a 1964, os Beatles lançaram quatro álbuns, Please Please Me (1963), With The Beatles (1963), A Hard Day’s Night (1964) e Beatles For Sale (1964), emplacaram vários singles e explodiram como um fenômeno musical único.

Mas já no segundo álbum é perceptível mudanças, uma maturidade pessoal e musical de cada músico em si e, claro, um desenvolvimento estético crescente que chegaria no auge com os álbuns a partir de 1965.

Com Help John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr aprofundam sua música além de hits amorosos/românticos como “Love Me Do” de 1963 para composições complexas e extremamente elaboradas como “Ticket To Ride” de 1965.

E a comemoração de 55 anos do álbum Help e 54 anos de Revolver devem ser marcadas por audições excessivas, principalmente pelo segundo. Em 1966, os Beatles realizaram uma das obras mais enigmáticas e esteticamente incomum para sua época (e até hoje!). Com 14 canções, há em Revolver uma enciclopédia básica de como se revolucionar não apenas o Rock, mas também a música do século XX; fato esse concretizado de forma absoluta um ano depois com o antológico Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

Numa época tão marcada por agruras sociais e médicas, ouvir Beatles é reouvir a vida como se ela fosse uma brisa praiana com uma sensação única e eterna. E como simboliza a última música do álbum Revolver, “Tomorrow Never Knows”: “Amor é tudo e amor são todos / Isso se sabe, isso se sabe”.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!