Coluna Rock Play por Eduardo Lima (33 ANOS DO 1º ÁLBUM DO GUNS N’ ROSES)
22/07/2020 21:23 em Coluna ROCK PLAY

OS 33 ANOS DO 1º ÁLBUM DO GUNS N’ ROSES

 

Na última segunda-feira, dia 21 de julho de 2020, a banda Guns N’ Roses completou 33 anos do lançamento do seu primeiro álbum de estúdio: Appetite For Descruction. Lançado em 1987, o debut do Guns pode ser considerado uma obra-prima do Rock na segunda metade da década de 1980.

 

É claro que há lançamentos importantíssimos em 1987 como Among The Living do Anthrax, Eletric do The Cult, Dream Evil do Dio, Hysteria do Def Leppard, Scream Bloody Gore do Death, Abigail do King Diamond, Fighting The World do Manowar, Tribute do Ozzy Osbourne, Surfing With The Alien do Joe Satriani, Hall Of The Mountain King do Savatage, Schizophrenia do Sepultura, Killing Technology do Voivod, Pride do White Lion, Whitesnake do Whitesnake, The Joshua Tree do U2, entre outros, mas nenhum outro álbum impressionou tanto quanto Appetite For Descruction em 1987.

 

Muitas bandas clássicas como Black Sabbath, AC/DC e Aerosmith, por exemplo, viviam vazios hiatos criativos. Já o grande sucesso desta época se baseava no Hair Metal (também reconhecido como Metal Farofa!) que explorava mais o sucesso comercial através de uma fórmula básica (vide as bandas Poison e Mötley Crüe). E foi necessário surgir na Califórnia uma banda que mesclou um pouco Hair Metal, Punk e Heavy Metal clareando o que de melhor se deveria fazer no Rock!

 

Num álbum com 12 canções, 5 singles, um hino (“Sweet Child O’ Mine”), uma coletânea de músicos excepcionais e uma estética démodé, desleixada e tecnicamente incrível, é fácil de colocar o álbum Appetite For Descruction entre os melhores da década de 1980 com toda certeza!

 

E numa década regrada pelo governo de Ronald Reagan e os Estados Unidos passando por uma crise de identidade social, histórica e cultural, são com os versos iniciais de “Welcome To The Jungle” que se pode entender o tamanho do estouro do 1º álbum do Guns N’ Roses: “Bem-vindo à selva / Nós temos diversões e jogos / Nós temos tudo o que você quiser / Querida, nós sabemos os nomes / Somos as pessoas que podem encontrar / Tudo que você precisar / Se você tem dinheiro, querida / Curamos a sua doença”.

Guns N’ Roses:

 

Axl Rose (vocal)

Slash (guitarra)

Izzy Stradlin (guitarra)

Duff Rose McKagan (baixo)

Steven Adler (bateria)

 

Appetite For Descruction (1987)

 

01. “Welcome To The Jungle”

02. “It’s So Easy”

03. “Nightrain”

04. “Out Ta Get Me”

05. “Mr. Brownstone”

06. “Paradise City”

07. “My Michelle”

08. “Think About You”

09. “Sweet Child O’ Mine”

10. “You’re Crazy”

11. “Anything Goes”

 

12. “Rocket Queen”

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!